quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

As várias Federações: Memória

Sempre vale a pena relembrar e manter as coisas registradas.

Nesse blog pretendemos reservar um bom espaço para isso.

Para começar esta empreitada, nada mais coerente que começar escutando um Mestre: Adriano Moutinho.



Poderia nos fornecer um breve relato sobre a evolução das ligas e federações que existiram no Rio de Janeiro, até o cenário atual?


Mestre Adriano:  "Até meados da década de 90, só existia oficialmente a Fefumerj, que por sua vez, tinham 2 modalidades, eram elas: Disco 1 toque e Bola 3 Toques. A presidência da Fefumerj, era dividida de 2 em 2 anos entre os integrantes do Disco e da Bola, ou seja a cada 2 anos uma modalidade dirigia a Fefumerj.

A partir de meados da decada de 90, o pessoal do Disco 1 toque, resolveu criar sua própia Federação. Como naquela época não era permitido 2 federações do mesmo esporte, foi criada a Lifumerj (Liga de Futebol de Mesa do Estado do Rio de janeiro), legalizada em todos os aspectos, com Alvará CNPJ e etc, mas, como liga era difícil de conseguir patrocínios com empresas.

Aí surgiu a oportunidade de se criar outra federação, que foi a Feboerj (Federação dos Botonistas do Estado do Rio de Janeiro), tambem toda legalizada, tanto que era federada na Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM). A bola 12 toques e o dadinho 8x2, foram introduzidas na Lifumerj/Feboerj em 1998, graças aos esforços, meus e de Marcelo Coutinho.

Por volta de 2001/2002 alguns discidentes da Feboerj introduziram na Fefumerl, as modalidades Bola 12 toques e Dadinho 12x3. A Feboerj que já tinha essas modalidades, com a diferença da regra do dadinho, que na Feboerj era 8x2, permaneceu realizando seus campeonatos Oficiais, amparados pela CBFM.

Por volta de 2004/2005, foi feita a Fusão das 2 federações, permanecendo o nome de Fefumerj, simplesmente por ser mais antigo. A Feboerj tinha o maior número de atletas, Clubes e associações, quase 90% dos federados, eram da Feboerj, com esta fusão, houve algumas mudanças na regra do dadinho passando a ser 9x3. A Liga Carioca de Futebol de Mesa, era composta por todas as Associações de Dadinho do Rio de Janeiro, que depois foram migrando para as 2 federações (Feboerj e Fefumerj)." (Adriano, via FB)

Adriano Moutinho é um decano do botão. Entusiasta, colecionador, jogador, artesão e preparador de craques de todas as modalidades. Atualmente é Atleta do America FC e nos brindará com suas histórias e observações pertinentes ao mundo do FutMesa. Sempre disponível para um bom papo, pode ser encontrado no FaceBook ou em sua loja, na Amaro Cavalcante 154, Méier.
Querendo fazer um time sob medida, passe lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar suas impressões conosco.

Fale Conosco - Preencha o formulário abaixo

Quero saber mais sobre FutMesa

Beach Combers - Psycho Music

America Futmesa Dadinho