terça-feira, 8 de maio de 2012

Pensando um pouco além do jogo: Física

O jogo de botão é pleno de exemplos e de alimentos para o pensamento de uma matéria fundamental da maioridade acadêmica: a Física.

Cinemática, colisões elásticas, inelásticas, leis de conservação de quantidade de movimento e energia, atritos, forças e tudo mais que serve até hoje de pilar do conhecimento, desenvolvidos por Galileu e Isaac Newton.

Aviso desde já, que pensar muito não serve pra nada, aliás tinha um grande filósofo do jiujitsu que dizia que os grandes lutadores eram os burros, pois fazem o que se pede de maneira automática sem pensar, mas aqui o esporte é outro, logo a atitude pode variar um pouco.


Cinemática é a parte da Física que estuda os movimentos sem se preocupar com suas causas, tem aqueles problemas com grandezas de interesse voltadas para espaço percorrido, velocidades inicial e final, aceleração e trajetória. Tem seu interesse desde tempos imemoriais, pois são pilares para agrimensura e a atividade humana de maior sucesso: as guerras.


Agrimensura é a medição de uma área: uma propriedade rural ou mesmo os limites de um País ou Reino. Até bem pouco tempo atrás o tamanho do mar territorial por exemplo era dado por um tiro de canhão, quem jogasse mais longe uma bala de canhão mais território teria: terrae potestas finitur ubi finitur armorum vis ("o poder da terra acaba onde acaba a força das armas")

O deslocamento de tropas, o arremesso de objetos por catapultas, o uso de arietes para derrubar portões tudo isso ajudou a Física a se desenvolver. Mudando de pato pra ganso com risco de uma distensão bulbo medular pergunto: como contextualizar o que já foi dito com o o jogo de botão?


Número de toques finito, intervalo de tempo de 7 minutos, diferentes tipos de botões se chocando contra um dadinho de 0,6mm de aresta, chutes de longe, chutes de perto, tapolas no canto, bicas por cima, gols derrubando o goleiro e tantas outras variantes, fazem do jogo um pequeno laboratório de guerra medieval. Consequentemente de Física básica em sua mais diferentes formas.
Tulio Bambino estudou Física na UFF
Aos poucos iremos desenvolver alguns destes conceitos de maneira lúdica e bem humorada

Continua.

2 comentários:

  1. Gostei, espero que minha formação militar ajude no meu aperfeiçoamento no futmesa. Estou precisando... E muito.

    ResponderExcluir
  2. 5 gramas de prática derrubam 2 toneladas de teoria, acho q o treino é a única chance de se melhorar efetivamente no jogo, mas a gente pode se divertior pensando também.

    ResponderExcluir

Obrigado por compartilhar suas impressões conosco.

Fale Conosco - Preencha o formulário abaixo

Quero saber mais sobre FutMesa

Beach Combers - Psycho Music

America Futmesa Dadinho