terça-feira, 27 de novembro de 2012

Termina o Circuito Estadual 2012

Salão da AABB
Terminou o Circuito Estadual FEFUMERJ DADINHO neste último fim de semana de novembro.

No sábado o grande Graal dos quase 40 atletas inscritos, era o passaporte carimbado para começar na série ouro 2013. Além disso, o sub14 teria sua etapa derradeira disputada no grande palco carioca dos embates adultos.


 

Meninos do River na disputa do Sub14
Cabe ressaltar aqui a necessidade de muita atenção no quesito renovação para reversão de uma espiral decrescente de nosso esporte.  É uma responsabilidade de todos, atrair novos praticantes do FutMesa, para tanto as iniciativas devem ser holísticas e de amplo espectro, esperar essa ou aquela situação um erro geral. Crianças rodando no Salão da AABB, trazem um ar de renovação e leveza ao ambiente.

Futuro do Esporte
Temos de por esta prática de generosidade e transmissão de conhecimento entre as grandes prioridades do FutMesa Carioca. Colocar as etapas do Sub14 aos Sábados de Prata no Salão da AABB parecem ser uma grande iniciativa, tomara que vire hábito em 2013 e nos anos que virão.

Fluminense e River num embate da sub14
A série prata em suas diferentes categorias ADULTO e MASTER (acima de 40 anos), tinha como santo Graal, o passaporte para começar na Série OURO em 2013.

Diferente das duas etapas anteriores, em que o Sábado correu muito esvaziado, as duas categorias foram bastante concorridas. Além do aparecimento de atletas que se mantiveram ausentes ao longo do ano, o reingresso de agremiações serviram de aperitivo para uma jornada muito mais acirrada em 2013. River e Portuguesa da Ilha do Governador, se fizeram representar.
Damião e Rebel

André Santos e Ricardo Mendonça

Rebel e Damião

Christian Jafas, ao fundo Leandro "Sampdoria"

Aqui faz-se outro questionamento com relação a disputas futuras. Assim como os 4 vencedores do circuito estadual são premiados por performance, regularidade e presença; porque este conceito não é expándido para o grid de largada dos 24 jogadores da série ouro do ano seguinte? Ou seja, o atleta presente a todas as etapas deveria ter ao menos a possibilidade de estar na ouro no ano seguinte, do jeito que está há um desinteresse inercial para as Copas e as etapas de meio de ano, pois basta o atleta ter desempenho na última etapa do estadual para estar na Ouro do Ano Seguinte. A sugestão desenhada seria; fica o regulamento de quedas e subidas de Séries ao longo do ano, contudo o grid seria formado pelo somatório de pontos acumulados ao longo do ano. O interesse pelo Circuito ao longo do ano também deve ser premiado. Na mais humilde opinião deste colunista.

Leandro e Diogo


Marcão e André

"Chiquita" e Damião

Sérgio Veras e "Smeagol"

Camarões e Brasil

Camarões e Brasil

Camarões e Brasil

Podium sub14 etapa

Podium Prata Master #4/4 etapa

Podium Prata Adulto #4/4 etapa
 No domingo, foi o embate com objetivos distintos. O colunista e alguns outros procuravam se manter no grid Ouro de 2013 e os ponteiros buscavam o título do circuito.
Victor e Marcelo Mendes

Marcelo e Victor (2)

Ronald e Wellington

Thiago MATOSO Lopes

Na categoria adulto, a disputa chegou polarizada entre Alan do Rubro Negra da Gávea e Victor "IceMan" Praça o esteio do time Vermelho de Campos Salles. Na categoria Master  a disputa era mais intramuros entre os atletas do Tijuca Tenis Clube com a linha de esperança rubra em Regis Martins, que após uma temporada nos porões de prata da categoria chegou em busca do revés.

No adulto a final entre Victor e Alan, já vista muitas vezes antes, sempre muito disputada, terminou com vitória de Victor na etapa e de Alan no campeão geral do circuito ouro adulto. Parabéns aos dois Atletas. O circuito terminou com Ronald do CRF e Adriano do TTC em 3º e 4º lugares respectivamente.
Podium etapa #4/4 ADULTO OURO

Podium etapa #4/4 MASTER OURO

Na Master a etapa teve Sergio Veras como Vencedor na final contra Regis Martins. O Circuito teve como Vencedor Geral Paulo Renato Campeão Master Ouro, Gil, "Salada" e Regis do AFC como penetra desta festa Master do TTC.

Sentido Horário a partir do Topo à esquerda: Time de DADINHO CAMPEÃO FEFUMERJ CR FLAMENGO, 2º America FC, 3º Tijuca TC, 4º Fluminense FC  


Sentido Horário a partir do Topo à esquerda: CAMPEÃO CIRCUITO ADULTO FEFUMERJ ALAN CRF,  2º Victor Praça AFC, 3º Ronald CRF, 4º Adriano TTC. 


Sentido Horário a partir do Topo à esquerda: CAMPEÃO CIRCUITO MASTER FEFUMERJ Paulo Renato TTC, 2º Gilberto Almeida TTC , 3º Marcelo Salaberry TTC, 4º Regis Martins AFC.

No domingo premiou-se também as equipes, uma vez que com as vitórias em turno e returno do CRF não houve necessidade de finais. Encerrando assim o ano de competições FEFUMERJ DADINHO.

PS: Com o final da temporada 2012 encerramos as atividades deste blog. A partir do ano que vem estarei desenvolvendo uma nova linha de cobertura e divulgação independente do FutMesa dadinho neste novo endereço. Até 2013.

Fotos e texto: Túlio Bambino

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Regis Martins Campeão Brasileiro 2012


Um relato de quem estava lá: Christian Jafas

O 5º Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa (Categoria Dadinho), disputado entre os dias 10 e 11 de novembro de 2012, no Clube Curitibano, em Curitiba, Paraná, contou com 51 atletas de 20 clubes de seis estados do Brasil, e teve como grande campeão o atleta Régis Martins de Souza do America Football Club.

No início do primeiro dia, os 48 atletas presentes - sim, aconteceram três desistências - foram separados em seis grupos de oito para a disputa da 1ª Fase. Nesse momento qualquer derrota significava entrar no grupo que lutaria pela Série Bronze e todo ponto conquistado se tornava um grande passo rumo à cobiçada Série Ouro. Confuso? Nada disso, a regra era simples: os quatro primeiros seguem para a Ouro e os quatro últimos vão para a Bronze. Nesse ponto você pergunta pela Prata, certo? Certo, mas calma que muito ainda estava por vir!

O torneio, marcado para as nove e trinta da manhã, só teve o apito inicial lá pelas duas da tarde com críticas à organização do evento. As mesas eram novas, mas algumas estavam sem uso e foram retiradas da embalagem pela manhã, ou seja, precisavam de uma ‘amaciada’ para que ficassem no nível das demais e isso atrapalhou um pouco os jogos da 1ª Fase. Mesmo com esses problemas os atletas do AFC conseguiram escapar do primeiro corte e se mantiveram na luta pelo título. Régis ficou com o primeiro lugar geral e o foi único a ter sete vitórias, e eu me classifiquei em 4º no Grupo F com três vitórias e dois empates – nesse momento era o 19º no geral.

Racing usado nos embates por Jafas
O curto intervalo serviu para recarregar as energias, reidratar e comer uma barra de cereal. Esporte de mesa também cansa e exige muito do corpo. Cada partida é disputada em dois tempos de sete minutos com trinta segundos para a virada dos times em campo. E os jogos foram se sucedendo sem paradas devido ao atraso inicial. Imagine ficar em pé, concentrado e com a adrenalina a mil durante sete jogos seguidos? São quase duas horas de tensão onde um errinho de nada pode representar uma eliminação. O meu último confronto nessa fase foi assim: a vitória por 2 a 1 aconteceu de virada, no fim do jogo e qualquer segundo de posse de bola se tornava fundamental para impedir a reação do adversário.

A 2ª Fase iria definir a distribuição dos atletas nas três séries (Ouro, Prata e Bronze) para a disputa de cada título no dia seguinte. Os 24 melhores atletas formaram quatro grupos de seis onde os dois últimos iriam cair para a Prata – olha ela aí! – e os quatro primeiros seguiriam na luta pelo título brasileiro. Enquanto isso o mesmo esquema foi feito com os 24 atletas eliminados na 1ª Fase, sendo que os dois primeiros iriam para a Prata e o restante iria permanecer na Bronze. Parece complicado, mas não é. Essa forma de disputa permite que todos os jogadores tenham algo para brigar no segundo dia de competição e assegura a emoção do campeonato até o fim. Quem não quer o título de Campeão Brasileiro mesmo que seja da Série Bronze?

Final do Brasileiro: Regis AFC3X2 Almo Curitibanos: para saber mais ParanáOnLine
Não sei se foi a adrenalina ainda alta ou a ‘mão calibrada’, mas melhorei minha campanha mesmo estando num grupo fortíssimo que contava com o então campeão brasileiro Almo José de Paula, do Clube Curitibano. Aliás, uma das minhas melhores partidas foi contra o Almo: outra vitória de virada, nos minutos finais, com dois golaços no ângulo! Três pontos que me ajudaram a ficar com o 2º lugar no grupo e pular para o 11º no geral. Na outra chave, Régis classificado e agora como 2º no geral, sendo ultrapassado pelo atleta Lian Carlos do Fluminense que terminou o primeiro dia de competição sem saber o que era derrota.

Foram 12 jogos, muito cansaço e a certeza da permanência do America na disputa pelo título brasileiro: os dois atletas que vieram para Curitiba estavam na Série Ouro. Os grupos definidos para o domingo tinham quatro jogadores lutando por duas vagas nas quartas de final. Minha chave era forte e a concentração tinha que ser mantida. Nada de noitada ou dormir tarde e sim passar a limpo os resultados, analisar os erros e focar no que deu certo no sábado. Depois de publicar um resumo do dia no Facebook do AFC era hora de sonhar com gols quicados e dadinhos amarelos estufando as redes.

O segundo dia de competição começou cedo, dessa vez o atraso foi aceitável, e com surpresas nada agradáveis: os grupos da 3ª Fase foram modificados, assim como a forma de disputa. Ao invés de quatro chaves com quatro jogadores cada, a organização decidiu implementar dois grupos de oito com quatro classificados em cada, ou seja, uma mudança repentina no que já estava pré-definido da noite anterior. O que era ruim ficou pior: Régis e Almo agora entravam no meu penoso caminho rumo ao mata-mata.
Para saber mais visite FutMesaNews
Como já era esperado, o equilíbrio dos jogadores fez com que as partidas crescessem em emoção e algumas discórdias começaram a surgir no ginásio, mas nada que a turma do ‘deixa-disso’ não conseguisse resolver. O nosso grupo só foi decidido na última rodada e para o meu azar o jogo capital seria justamente contra o amigo de clube Régis Martins. Chance? Nenhuma. Conheci a primeira goleada na competição e os 4 a 1 impostos ainda ficaram longe de mostrar a superioridade do adversário. Restou o quinto lugar no grupo, uma quase classificação e um honroso 10º lugar no meu primeiro Campeonato Brasileiro. Ah, Top 10 é para comemorar!

Selo Comemorativo
No entanto, enquanto alguns atletas eliminados já se preparavam para deixar o ginásio, era hora do Christian-jogador dar lugar ao Christian-treinador e assim trabalhar de todas as formas para ajudar o AFC a conquistar o título. A base de operações foi instalada próxima a bancada do Adriano Moutinho que servia como conselheiro e guarda-volumes. Conversas ao pé do ouvido, dicas, ‘sparring’ na hora do treino de chute, detalhes das mesas, dos adversários e a sempre recarga de Coca Zero.

Quem ficou para assistir à decisão foi recompensado com uma final histórica entre o então Campeão Brasileiro, Almo de Paula, e o atual Tricampeão Carioca, Régis Martins. Nervosismo, concentração, Fair Play e camaradagem foram ingredientes que se somaram a um show de técnica, precisão de chute e domínio do dado. O atleta da casa terminou a primeira etapa vencendo por 2 a 1 e poderia ter aumentado a vantagem na saída de bola, mas desperdiçou o chute. Régis soube suportar a pressão do jogo, empatar, virar num arremate sensacional e controlar o ritmo dos toques até o fim. O último ataque foi do Almo que pediu o “Prepara!” junto com o sinal. Torcida paralisada, respiração presa, goleiro arrumado e o famoso “Vai!”. O chute que explodiu no centro do goleiro consagrou Régis Martins como Campeão Brasileiro de 2012! É o America conquistando títulos importantes no Futebol de Mesa!
Podium Brasileiro Individual FutMesa Dadinho 2012

O próximo campeonato está marcado para acontecer em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, na sede do Operário Futebol Clube. E os atletas do America estarão lá defendendo as cores do time que é Patrimônio do Rio. Até 2013!

Christian Jafas é jornalista, crítico de cinema, videomaker e jogador federado de Futebol de Mesa do AFC – tudo isso, muito mais e nem sempre nessa ordem.
 
 
Registro com Regis Martins: Campeão Brasileiro Individual Dadinho 2012. Resumo da jornada, balanço idas e vindas 2011, um pouco sobre sua história no Futmesa do America Football Club e alguns pensamentos sobre o esporte e suas perspectivas para o Futuro.
 
registro em vídeo e edição: Túlio Bambino

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Brasileiro neste FDS: Curitiba PR.

Este blog deseja bons jogos a todos os participantes do Brasielrio Individual FutMesa Dadinho, que será realizado em Curitiba-PR. Mais de 50 Inscritos de diversos Estados, consolidando assim o dado como regra em nosso País.

Torcemos especialmente por Regis Martins e Christian Jafas, desejando sucesso em suas jogadas, muito bico de dado e sim, alguns gols quicados, inusitados e de tapola. Torcemos por vcs!


Regis e Jafas já chegaram a Curitiba

Regis Martins, atleta patrocinado pelo decano do botão e sua loja: Hamilton Tavares e sua Botão e Palheta

Time do Jafas: Racing, artesão PRAÇA
 

 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Estadual de Equipes: Última Rodada do Returno

Nesse final de semana o Mecão visitará o RubroNegro da Gávea em seus domínios. Tudo se encaminha para o encerramento do Estadual neste domingo, uma vez que o Campeão do Turno, lidera o returno e mesmo com uma vitória Rubra o título tem amplas possibilidades de permanecer do outro lado do túnel, encerrando a conta de 2012.

Este é o cenário, cabe agora jogar. Aquela conversa da vida de quem peleia é real. Sempre.

 
E o Flamengo foi Campeão. O que era dito desde o início do ano se concretizou, mas num enredo cheio de idas e vindas, onde no perde ganha a diferença veio na maior regularidade rubronegra e no saldo de vitórias.
 
Numa contenda equilibrada os detalhes não perdoam e não foi desta vez que esta máxima não valeu. Não estamos felizes com o Vice-Campeonato, mas sim aliviados. 
 
É na hora dos erros, que devemos aprender e evitar repeti-los imperioso, afinal erro repetido é escolha. Outra lição a ser tirada é nunca limitar o sonho, e daí planejar sua realização com vontade e afinco até o último minuto do último jogo. Desmobilizar sempre é mais fácil. Nos desmobilizamos, mais de uma vez.
 
Resta-nos agora nos congratular com todos os jogadores e parabenizar os vencedores da Gávea.
 
Acabou o Campeonato de Equipes, vem aí o Brasileiro Individual e a última etapa do Estadual Individual, e aí? Ai acabou 2012 e chegamos a 2013.
 
Quem viver verá.
 
PS: Para saber mais visite o site da FEFUMERJ no escopo do DADINHO.
 

 Arte e Texto: Tulio Bambino, Tabela de Pontos: Daniel Andrade blog do TTC

Fale Conosco - Preencha o formulário abaixo

Quero saber mais sobre FutMesa

Beach Combers - Psycho Music

America Futmesa Dadinho