quinta-feira, 31 de maio de 2012

V Etapa Dadinho Americano - 24 de Junho

Esta marcada a próxima etapa do Dadinho Americano e o Ranking após a última etapa esta atualizado. Inscrições abertas!


-
-
-


domingo, 27 de maio de 2012

Aberto TTC - Regis e Victor

Realizado ontem no Tijuca Tenis Clube mais uma etapa do Circuito de Competições de Futmesa Dadinho. Os atletas Regis e Victor fizeram terceiro e quarto lugar respectivamente. Os lugares mais altos foram ocupados pelos atletas da Casa Lin e Paulo Renato, Campeão e Vice.



segunda-feira, 21 de maio de 2012

IV Etapa Circuito Aberto Dadinho Americano

Neste Domingo 20 de Maio, foi realizada na sala do futmesa em Campos Salles a IVª Etapa do Circuito Aberto do Dadinho Americano.
Reunimos 18 participantes entre convidados e atletas da casa para a sequência da disputa do nosso campeonato anual.
Já notamos nestas quatro etapas realizadas, que temos atletas convidados que são regulares até aqui, nos prestigiando com suas presenças constantes, mas também sempre temos atletas realizando suas estréias no torneio. Isso muito nos alegra pois mostra que agradamos ao pessoal que comparece com regularidade e sempre temos a oportunidade de agregarmos mais pessoas em torno do nosso torneio, e esse é o objetivo. Obrigado a todos pelas participações !
Nesta quarta etapa, após o tradicional café da manhã e da primeira fase eliminatória, os oito classificados foram: Regis (AFC), Victor (AFC), Lian (FFC), Allan (CRF), Ronald (CRF), Sarti (FFC), Tulio (AFC) e Vargas (AFC).
Após o sorteio das quartas-de-final, tivemos os jogos definidos: Regis x Vargas, Victor x Tulio, Lian x Allan e Ronald x Sarti, dos quais passaram os quatro finalistas: Regis, Victor, Allan e Sarti.
Novo sorteio para definição dos confrontos da semifinal e tivemos Regis x Sarti e Victor x Allan.
Sarti do FFC foi uma das sensações do torneio, com um padrão de jogo consistente e de muitos gols. Nas quartas de final passou pelo vice-líder do ranking do Circuito Aberto do Dadinho Americano, Ronald do CRF, revertendo a vantagem do adversário num jogo emocionante e nas semifinais por muito pouco não elimina o líder do ranking, Regis do AFC, impedindo a presença deste na final da etapa. Regis emplacou um 8 x 6 definindo a partida nos últimos lances !
Na outra semifinal, duelo dos superqualificados jovens, Victor Praça do AFC e Allan do CRF. Novamente o vencedor foi definido no detalhe e no controle das ações finais da partida e Allan cravou um 4 x 3 no último lance, carimbando assim seu passaporte para a final.
O nível da disputa estava tão equilibrado que tanto o jogo de 3º e 4º como a grande decisão, terminaram empatadas e apontaram a necessidade de prorrogação.
Após 1 x 1 no tempo normal, Victor venceu Sarti na prorrogação por 3 x 1 e ficou com a terceira colocação, enquanto que Regis sagrou-se campeão da etapa ao vencer Allan por 1 x 0 na prorrogação após empate inicial por 3 x 3.
O ranking atualizado será divulgado ainda esta semana.
Mês que vem tem mais !
Abraços,
Organização do Circuito Aberto do Dadinho Americano - 2012


Texto: Caius Valladares, Imagens: Tulio Bambino

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Terceira Rodada Estadual de Equipes - RESULTADOS

Realizamos, neste sábado, a nossa partida pelo estadual de equipes, contra o Fluminense, e o resultado de 28 x 11 a nosso favor é reflexo do quanto a equipe vem se dedicando aos treinamentos.
Mantivemos a nossa invencibilidade e partiremos com tudo para os nossos próximos confrontos, contra Tijuca e Flamengo. Como dizia Zagallo, "SÒ FALTAM DOIS".
Vamos nos unir, treinar e nos dedicar nos treinamentos.
Estamos chegando. SANGUE NELES!!!

Capitania da Equipe Futmesa Dadinho do America
Alexandre Abreu e César Drummond





Os demais resultados da rodada foram: TTC 25X13 ADDP-Cabo Frio, CRF 39X6 C500. Flamengo e America seguem liderando o Campeonato, seguidos por Tijuca Tenis Clube e Fluminense.

Na próxima rodada o Mecão visita o co-irmão tijucano.

Bons jogos!


terça-feira, 8 de maio de 2012

Pensando um pouco além do jogo: Física

O jogo de botão é pleno de exemplos e de alimentos para o pensamento de uma matéria fundamental da maioridade acadêmica: a Física.

Cinemática, colisões elásticas, inelásticas, leis de conservação de quantidade de movimento e energia, atritos, forças e tudo mais que serve até hoje de pilar do conhecimento, desenvolvidos por Galileu e Isaac Newton.

Aviso desde já, que pensar muito não serve pra nada, aliás tinha um grande filósofo do jiujitsu que dizia que os grandes lutadores eram os burros, pois fazem o que se pede de maneira automática sem pensar, mas aqui o esporte é outro, logo a atitude pode variar um pouco.


Cinemática é a parte da Física que estuda os movimentos sem se preocupar com suas causas, tem aqueles problemas com grandezas de interesse voltadas para espaço percorrido, velocidades inicial e final, aceleração e trajetória. Tem seu interesse desde tempos imemoriais, pois são pilares para agrimensura e a atividade humana de maior sucesso: as guerras.


Agrimensura é a medição de uma área: uma propriedade rural ou mesmo os limites de um País ou Reino. Até bem pouco tempo atrás o tamanho do mar territorial por exemplo era dado por um tiro de canhão, quem jogasse mais longe uma bala de canhão mais território teria: terrae potestas finitur ubi finitur armorum vis ("o poder da terra acaba onde acaba a força das armas")

O deslocamento de tropas, o arremesso de objetos por catapultas, o uso de arietes para derrubar portões tudo isso ajudou a Física a se desenvolver. Mudando de pato pra ganso com risco de uma distensão bulbo medular pergunto: como contextualizar o que já foi dito com o o jogo de botão?


Número de toques finito, intervalo de tempo de 7 minutos, diferentes tipos de botões se chocando contra um dadinho de 0,6mm de aresta, chutes de longe, chutes de perto, tapolas no canto, bicas por cima, gols derrubando o goleiro e tantas outras variantes, fazem do jogo um pequeno laboratório de guerra medieval. Consequentemente de Física básica em sua mais diferentes formas.
Tulio Bambino estudou Física na UFF
Aos poucos iremos desenvolver alguns destes conceitos de maneira lúdica e bem humorada

Continua.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Um pouco de Análise Comportamental - por Antonio Vargas

Antonio Vargas
Um tema muito discutido no futebol de mesa é a concentração na hora do chute.
Observamos o seguinte fenômeno: ao errar o gol, o atleta atribui uma série de fatores como justificativa: mesa, dadinho, bainha e altura do botão, sorte/azar, calor, frio e etc.
Embora saibamos que as questões de materiais esportivos ás vezes possam influir nos resultados, é de se notar a baixa capacidade adaptativa do atleta ao equipamento e que não há uma padronização no que se refere a materiais a serem utilizados.
Por exemplo, podemos observar que não há um fornecedor único de traves, mesas e dados para clubes e federações todos esses materiais básicos obrigatórios para a realização dos jogos e torneios. Além disso, precisa-se melhorar o processo de fiscalização, regras e controle de qualidade para todas as variáveis que fazem parte da pratica do futebol de mesa.

Entretanto, as pessoas ainda não conseguem ver o futebol de mesa como uma prática de esporte de alto rendimento. Mesmo assim cobram-se alta perfomance o que torna-se um paradoxo. Para tal, o treinamento de habilidades motoras específicas e mental fazem-se necessárias para alcançar as metas desejadas.

Em primeiro lugar, os atletas precisam ter o conhecimento prévio da regra e, para tal indica-se estudá-la. Por exemplo, na modalidade dadinho, atleta tem até 6 segundos para efetuar o chute. Pergunto: quantos de vocês fazem isso? Quantos atletas preocupam-se em atentar-se ao movimento realizado com as mãos na execução com o chute e, atentar-se ao alvo a ser atingido? Muitas das vezes motivados pela ansiedade de virar um placar adverso e por estarem na adrenalina do jogo e desejarem liquidar a fatura, atletas perdem a concentração. 90% dos atletas não utilizam desse tempo que poderá precioso para o êxito. Os que demoram mais que 4 segundos são acusados de fazer cera ou catimbando o jogo. Contudo, todos nós sabemos que não utilizar esse tempo é aumentar a possibilidade de fracasso.

O atleta tem o direito de usar o que está escrito na regra para praticar o esporte de forma adequada e eficaz. As variáveis emocionais e humor do atleta são determinantes para o êxito e/ou fracasso da tarefa. Na minha visão profissional é a variável que mais interfere na qualidade psicomotora do movimento.

Segundo ponto importante é que a única na tarefa em questão é a qualidade do movimento da palheta sobre o botão, tendo em vista que o alvo (gol) e obstáculos (goleiro) são parados e que vaiáveis ambientais (vento, luz e som) não interferem no processo por ser um esporte de salão. Para a aquisição destas habilidades requer treinamento. Confunde-se carga horária de treinamento com qualidade de treinamento.

Portanto a concentração é uma arma fundamental para um melhor aprendizado nas sessões de treinamento, tanto nos treinamentos específicos quanto nos jogos treinos.

Sem mais a acrescentar por hora, agradeço a oportunidade de compartilhar um pouco dos conhecimentos adquiridos na minha profissão com os praticantes do futebol de mesa.
Antonio Vargas
























quarta-feira, 2 de maio de 2012

IV Etapa Dadinho Americano - 20 de Maio


Assim como o Ronaldinho Gaúcho, o pessoal do Dadinho Americano curtiu férias em Abril, mas o mês de Maio já começou e nossas atividades voltam a pauta.

Esperamos os amigos para a IVª Etapa do Circuito Aberto do Dadinho Americano no próximo dia 20 de Maio com o tradicional café da manhã servido a partir das 09 horas e jogos rolando a partir das 10 horas.

Com os resultados da terceira etapa o campeonato pegou fogo, a disputa pelo título está aberta e todos tem chances de figurar na faixa de premiação ao final do ano, pois além do bom desempenho na mesa, a participação assídua nas etapas é fundamental para a soma de pontos.

O ranking atualizado está disponível no blog e aguardamos as inscrições dos amigos através do Facebook, através do blog ou via e-mails.

Saudações Rubras,

Organizadores do Circuito Aberto do Dadinho Americano

Fale Conosco - Preencha o formulário abaixo

Quero saber mais sobre FutMesa

Beach Combers - Psycho Music

America Futmesa Dadinho